Abstract:
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um atendimento essencial realizado na Sala de Recursos Multifuncionais, oferecido nas escolas regulares para crianças com necessidades educacionais especiais, zelando sempre pela aprendizagem e sendo essencial na qualidade da educação inclusiva. O objetivo dessa pesquisa é investigar o cenário responsável pelo desenvolvimento do aluno deficiente, bem como as metodologias e o apoio pedagógico na instituição de ensino para esse público-alvo. Este trabalho é uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, utilizando-se de dados quantitativos, e os participantes envolvidos foram professores da sala regular e do AEE dos anos iniciais do Ensino Fundamental, contando com a participação do coordenador pedagógico e do diretor de escola. A coleta de dados foi feita com base na entrevista com a equipe envolvida no próprio AEE, compreendendo questionamentos sobre as metodologias e estratégias utilizadas pelos mesmos para a produção de um conhecimento social, cognitivo e efetivo em seus alunos, refletindo como tal ação implica no desempenho na sala de aula, buscando, assim, analisar os dados e compreendê-los para apresentar os resultados obtidos de forma sistematizada. Esses resultados apontaram para a importância do Atendimento Educacional Especializado e da Sala de Recursos Multifuncionais em uma instituição de ensino, pois por meio dessas alternativas do trabalho pedagógico foi possível visualizar a superação das dificuldades e dos desafios do aluno deficiente, contribuindo para seu desenvolvimento integral na educação e na sociedade. Constatou-se, ainda, que, na educação inclusiva, o papel do professor também é de grande importância no processo de uma transformação significativa na vida dos educandos.