Centro Universitário UNIFAFIBE

O olhar investigativo sobre o trabalho do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em uma escola do interior paulista

Show simple item record

dc.contributor.advisor NICOLAU, Thiago Ferigati Squiapati
dc.contributor.author PAULA, Ana Paula Bertunes de
dc.contributor.author BARBOSA, Estéfani dos Santos
dc.date.accessioned 2021-03-03T20:00:39Z
dc.date.available 2021-03-03T20:00:39Z
dc.date.issued 2020-12
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/575
dc.description Artigo apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil pt_BR
dc.description.abstract O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um atendimento essencial realizado na Sala de Recursos Multifuncionais, oferecido nas escolas regulares para crianças com necessidades educacionais especiais, zelando sempre pela aprendizagem e sendo essencial na qualidade da educação inclusiva. O objetivo dessa pesquisa é investigar o cenário responsável pelo desenvolvimento do aluno deficiente, bem como as metodologias e o apoio pedagógico na instituição de ensino para esse público-alvo. Este trabalho é uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, utilizando-se de dados quantitativos, e os participantes envolvidos foram professores da sala regular e do AEE dos anos iniciais do Ensino Fundamental, contando com a participação do coordenador pedagógico e do diretor de escola. A coleta de dados foi feita com base na entrevista com a equipe envolvida no próprio AEE, compreendendo questionamentos sobre as metodologias e estratégias utilizadas pelos mesmos para a produção de um conhecimento social, cognitivo e efetivo em seus alunos, refletindo como tal ação implica no desempenho na sala de aula, buscando, assim, analisar os dados e compreendê-los para apresentar os resultados obtidos de forma sistematizada. Esses resultados apontaram para a importância do Atendimento Educacional Especializado e da Sala de Recursos Multifuncionais em uma instituição de ensino, pois por meio dessas alternativas do trabalho pedagógico foi possível visualizar a superação das dificuldades e dos desafios do aluno deficiente, contribuindo para seu desenvolvimento integral na educação e na sociedade. Constatou-se, ainda, que, na educação inclusiva, o papel do professor também é de grande importância no processo de uma transformação significativa na vida dos educandos. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Atendimento educacional pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.title O olhar investigativo sobre o trabalho do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em uma escola do interior paulista pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account