Abstract:
O presente estudo tem como assunto central análise sobre a utilização das tecnologias digitais na educação infantil objetivando investigar suas possíveis contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nessa faixa etária. Sabe-se que o momento atual se caracteriza por constantes mudanças que permitem que o uso das tecnologias amplie seus horizontes inclusive no campo educacional. O avanço da tecnologia e a facilidade de acesso aos dispositivos móveis e à internet têm alterado de maneira considerável, a forma das pessoas viverem e se relacionarem, de modo que as crianças buscam todo tipo de informação pela internet, tornando muito mais fácil e imediato o que antes só se poderia fazer pelos livros. Num ambiente de constantes transformações em que urge a atenção àquilo que faz parte dos interesses e vivências das crianças, a inserção das tecnologias no meio pedagógico torna-se elemento de extrema importância, pois além de facilitar o acesso às informações, pode representar um relevante recurso para vivências letradas em ambientes mais significativos. A incrementação das TICs juntamente com as práticas pedagogias contribui para o desenvolvimento da criança, principalmente na educação infantil e sua implementação pode ser viabilizada pelas propostas de imersão híbrida que conciliam várias estratégias em prol do desenvolvimento e evolução da criança. O trabalho de pesquisa realizado teve cunho bibliográfico de abordagem qualitativa.