dc.description.abstract |
O presente projeto investigar as estratégias pedagógicas utilizadas no processo ensino-aprendizagem com alunos diagnosticados com TDHA (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) considerando sua aprendizagem. Consideramos que o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, mais conhecido como TDHA, é um transtorno neurológico, de causas genéticas, comum em crianças e adolescentes, com ocorrência de 3 (três) a 5 (cinco) por cento (%) das crianças, em diferentes regiões do mundo. O TDHA é um grande desafio para a educação, devidos aos comportamentos apresentados pela criança que possui muita dificuldade em concentrar a atenção nas aulas, impaciência em fazer os deveres e tarefas, inquietude ao processo de ensino-aprendizagem, muita distração, falta de foco em uma única atividade, em especial as escolares, podendo apresentar grande agitação, impulsividade e até agressividade. Reconhecendo que, atualmente, esse distúrbio é um grande desafio para a educação, o projeto procurará apresentar propostas de intervenção didático-pedagógicas especificas ao TDHA, focando em experiência positivas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com uma investigação com professores, de cunho qualitativo, que propõe a coleta de dados pela entrevista semiestruturada. Os dados coletados serão trabalhados pela análise de conteúdos com base no referencial teórico adotado. Espera-se encontrar resultados que demonstrem experiências exitosas na condução do processo ensino-aprendizagem dos alunos com TDHA. |
pt_BR |