Centro Universitário UNIFAFIBE

A criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDHA): estratégias docentes para sua aprendizagem

Show simple item record

dc.contributor.advisor BORGES, Fabiana Vigo Azevedo
dc.contributor.author SILVA, Eduarda Rodrigues da
dc.date.accessioned 2021-03-03T21:29:07Z
dc.date.available 2021-03-03T21:29:07Z
dc.date.issued 2020-12
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/577
dc.description Artigo apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil pt_BR
dc.description.abstract O presente projeto investigar as estratégias pedagógicas utilizadas no processo ensino-aprendizagem com alunos diagnosticados com TDHA (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) considerando sua aprendizagem. Consideramos que o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, mais conhecido como TDHA, é um transtorno neurológico, de causas genéticas, comum em crianças e adolescentes, com ocorrência de 3 (três) a 5 (cinco) por cento (%) das crianças, em diferentes regiões do mundo. O TDHA é um grande desafio para a educação, devidos aos comportamentos apresentados pela criança que possui muita dificuldade em concentrar a atenção nas aulas, impaciência em fazer os deveres e tarefas, inquietude ao processo de ensino-aprendizagem, muita distração, falta de foco em uma única atividade, em especial as escolares, podendo apresentar grande agitação, impulsividade e até agressividade. Reconhecendo que, atualmente, esse distúrbio é um grande desafio para a educação, o projeto procurará apresentar propostas de intervenção didático-pedagógicas especificas ao TDHA, focando em experiência positivas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com uma investigação com professores, de cunho qualitativo, que propõe a coleta de dados pela entrevista semiestruturada. Os dados coletados serão trabalhados pela análise de conteúdos com base no referencial teórico adotado. Espera-se encontrar resultados que demonstrem experiências exitosas na condução do processo ensino-aprendizagem dos alunos com TDHA. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.title A criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDHA): estratégias docentes para sua aprendizagem pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account