Abstract:
O presente estudo procura investigar as relações dos espaços escolares com o desenvolvimento da criança na Educação Infantil tendo como finalidade a discussão sobre as possibilidades de seus efeitos sobre esse desenvolvimento e as concepções dos docentes acerca delas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada mediante estudo bibliográfico das teorias correlacionadas considerando como principal referencial teórico as obras de Maria Montessori (1987), e pesquisa de campo realizada através de coleta de dados por meio de entrevistas gravadas e semiestruturadas. O universo de pesquisa selecionado circunscreve as vivências de professores efetivos da rede municipal da cidade de Bebedouro, no interior do Estado de São Paulo, que exercem suas funções na etapa da educação infantil. Das análises realizadas, observou-se que os espaços escolares constituídos no contexto da educação infantil podem gerar efeitos importantes acerca do desenvolvimento da criança dessa faixa etária, especialmente em razão das características de aprendizagem que contemplam a criança nesse momento. Os relatos coletados indicam que há uma preocupação com a organização e preparo do ambiente infantil de aprendizagem em grande parte das situações de planejamento, entretanto, em certos momentos, sem a devida e necessária intencionalidade pedagógica no sentido de sua promoção como fator que compõe a aprendizagem. Tendo em vista o arcabouço teórico investigado e os dados analisados, considera-se fundamental, portanto, que os espaços sejam concebidos como fator de relevante contribuição nos processos de ensino e aprendizagem e, como tal, tornem-se parte dos elementos de abordagem curricular e pedagógica pelos docentes nas instituições escolares de educação infantil