Centro Universitário UNIFAFIBE

Espaço escolar e desenvolvimento na educação infantil: concepções e possibilidades

Show simple item record

dc.contributor.advisor ALMEIDA, Nathalia S. Ribeiro de
dc.contributor.author LEÃO, Eduarda de Cássia Gimenes
dc.contributor.author OLIVEIRA, Flavia Fernanda da Costa de
dc.date.accessioned 2021-03-03T21:50:09Z
dc.date.available 2021-03-03T21:50:09Z
dc.date.issued 2020-12
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/578
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo procura investigar as relações dos espaços escolares com o desenvolvimento da criança na Educação Infantil tendo como finalidade a discussão sobre as possibilidades de seus efeitos sobre esse desenvolvimento e as concepções dos docentes acerca delas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada mediante estudo bibliográfico das teorias correlacionadas considerando como principal referencial teórico as obras de Maria Montessori (1987), e pesquisa de campo realizada através de coleta de dados por meio de entrevistas gravadas e semiestruturadas. O universo de pesquisa selecionado circunscreve as vivências de professores efetivos da rede municipal da cidade de Bebedouro, no interior do Estado de São Paulo, que exercem suas funções na etapa da educação infantil. Das análises realizadas, observou-se que os espaços escolares constituídos no contexto da educação infantil podem gerar efeitos importantes acerca do desenvolvimento da criança dessa faixa etária, especialmente em razão das características de aprendizagem que contemplam a criança nesse momento. Os relatos coletados indicam que há uma preocupação com a organização e preparo do ambiente infantil de aprendizagem em grande parte das situações de planejamento, entretanto, em certos momentos, sem a devida e necessária intencionalidade pedagógica no sentido de sua promoção como fator que compõe a aprendizagem. Tendo em vista o arcabouço teórico investigado e os dados analisados, considera-se fundamental, portanto, que os espaços sejam concebidos como fator de relevante contribuição nos processos de ensino e aprendizagem e, como tal, tornem-se parte dos elementos de abordagem curricular e pedagógica pelos docentes nas instituições escolares de educação infantil pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.subject Espaço escolar pt_BR
dc.title Espaço escolar e desenvolvimento na educação infantil: concepções e possibilidades pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account