Abstract:
O presente artigo visa apresentar uma revisão da literatura sobre questões relacionadas ao cyberbullying objetivando investigar os efeitos gerados pela violência virtual ocasionada por essa prática no ambiente escolar, suas interfaces e consequências. Embora existam poucos estudos sobre o tema, o cyberbullying tem sido concebido como uma categoria específica que se apresenta mais abrangente que o fenômeno bullying por ocorrer a qualquer momento e sem a necessidade de um espaço circunscrito e delimitado fisicamente. Os estudos mostram que vítimas de cyberbullying podem estar mais propensas e vulneráveis ao desenvolvimento de problemas sociais e emocionais, como a evasão escolar e desempenho acadêmico prejudicado, além de serem mais propensas a conflitos emocionais severos. Além disso, as pesquisas mostram que os envolvidos neste fenômeno apresentam risco aumentado para abuso de substâncias psicoativas e desenvolvimento de sintomas de ansiedade e depressão quando comparados àqueles que não vivenciaram essa forma de agressão. Assim, aponta-se a importância de um debate atual sobre os aspectos relacionados à prevenção e intervenção em relação ao cyberbullying, envolvendo a família, a escola e também os responsáveis pelo desenvolvimento e execução de políticas públicas de superação de seus conflitos