Abstract:
A presente pesquisa objetiva investigar como as relações afetivas contribuem para o processo ensino-aprendizagem, tendo em vista que o educando requer a participação ativa no seu desenvolvimento humano e integral e, o professor é agente mediador na construção desse conhecimento. Nesse sentido, a aprendizagem deve ser norteada por práticas dialógicas, afetivas e de reciprocidade, em que o professor medeia, orienta e atua como facilitador durante o processo, na qual a afetividade é imprescindível para a obtenção de sucesso na aprendizagem, pois o educando se sente respeitado e ouvido nos seus anseios bem como nas necessidades humanas e educacionais. Assim, o trabalho é de natureza qualitativa, em que por meio da pesquisa de campo, buscou-se a coleta de dados sobre a temática abordada, analisando-os a partir das referências de LA TAILLE (1992); MIRANDA (2008); REGINA (2013); CALDEIRA (2013). Nesse sentido, observou-se que as educadoras entrevistadas priorizam o desenvolvimento de relações permeadas pela afetividade para a manutenção de um bom convívio diário e êxito do processo de ensino-aprendizagem