Centro Universitário UNIFAFIBE

Adaptações de acesso ao currículo e materiais didáticos como oportunidade equitativa de aprendizagem aos alunos com necessidades especiais

Show simple item record

dc.contributor.advisor BORGES, Fabiana Vigo Azevedo
dc.contributor.author EVANGELISTA, Leonara Celes
dc.date.accessioned 2021-03-11T21:57:56Z
dc.date.available 2021-03-11T21:57:56Z
dc.date.issued 2020-12
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/583
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil pt_BR
dc.description.abstract No Brasil a educação é declarada como direito de todos (BRASIL,1998), inclusive das pessoas com necessidades especiais. Diante desta realidade, se faz necessário a construção de um ambiente inclusivo que possibilite situações reais de aprendizagem e desenvolvimento a esses indivíduos por meio da Educação Especial e pelas adaptações de acesso ao currículo, principalmente as relacionadas aos materiais didáticos utilizados pelos professores como instrumento de trabalho pedagógico, oportunizando ao aluno a possibilidade de acompanhar as atividades trabalhadas em sala de forma equitativa. Desta maneira o presente trabalho após uma retomada histórica, discussão de conceito importantes e apontamento de algumas adequações necessárias ao processo de inclusão, tem como objetivo: analisar uma prática inclusiva, identificar estratégias de adequações didáticas e obter a perspectiva docente a respeito do projeto inclusivo e essas adaptações, para isso realizamos uma investigação de natureza qualitativa, com caráter exploratório descritivo, por meio de observação da prática docente e entrevista com uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados coletados foram analisados com base em autores como: Goffredo (1999), Aranha (2000), Mantoan (2000), Garcia (2007), Heredero (2010), Garcia (2011). pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title Adaptações de acesso ao currículo e materiais didáticos como oportunidade equitativa de aprendizagem aos alunos com necessidades especiais pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account