Abstract:
A afetividade é um termo que designa os fenômenos afetivos presentes nas relações sociais, inclusive nas relações escolares. A afetividade está presente na Educação Infantil com o intuito de aprimorar o processo ensino-aprendizagem, visando o desenvolvimento cognitivo e socioemocional da criança. Dessa forma, a pesquisa propõe a investigação sobre o papel da afetividade na Educação Infantil, objetivando compreender a influência da afetividade no desenvolvimento infantil na pré-escola, considerando a perspectiva de professores, bem como, entender o papel do professor nesse processo e levantar estratégias utilizadas pelas docentes para trabalhar as competências socioafetivas e analisar as recomendações teóricas sobre a importância da afetividade na Educação Infantil. A pesquisa é de natureza qualitativa, com caráter exploratório descritivo, no qual foi realizada uma pesquisa de campo por meio de entrevistas com quatro professoras da rede municipal da Educação Infantil. Os dados coletados foram interpretados sob a luz das teorias de Sérgio Antônio da Silva Leite (2002), Gabriel Chalita (2004), Yves de La Taille et al. explicando Piaget, Vygostsky e Wallon (1992) dentre outros, bem como, diante das recomendações legais previstas na BNCC - Base Nacional Comum Curricular (2017). Esta pesquisa apresenta dados importantes considerando a percepção dos professores sobre o papel da afetividade e destaca estratégias para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico sustentado na afetividade