Centro Universitário UNIFAFIBE

Aspectos afetivos dentro da ótica da educação infantil: a perspectiva de educadores, seu trabalho e a realidade

Show simple item record

dc.contributor.advisor BORGES, Fabiana Vigo Azevedo
dc.contributor.author VILELA, Michele Peres
dc.date.accessioned 2021-03-16T19:06:09Z
dc.date.available 2021-03-16T19:06:09Z
dc.date.issued 2020-12
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/585
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil pt_BR
dc.description.abstract A afetividade é um termo que designa os fenômenos afetivos presentes nas relações sociais, inclusive nas relações escolares. A afetividade está presente na Educação Infantil com o intuito de aprimorar o processo ensino-aprendizagem, visando o desenvolvimento cognitivo e socioemocional da criança. Dessa forma, a pesquisa propõe a investigação sobre o papel da afetividade na Educação Infantil, objetivando compreender a influência da afetividade no desenvolvimento infantil na pré-escola, considerando a perspectiva de professores, bem como, entender o papel do professor nesse processo e levantar estratégias utilizadas pelas docentes para trabalhar as competências socioafetivas e analisar as recomendações teóricas sobre a importância da afetividade na Educação Infantil. A pesquisa é de natureza qualitativa, com caráter exploratório descritivo, no qual foi realizada uma pesquisa de campo por meio de entrevistas com quatro professoras da rede municipal da Educação Infantil. Os dados coletados foram interpretados sob a luz das teorias de Sérgio Antônio da Silva Leite (2002), Gabriel Chalita (2004), Yves de La Taille et al. explicando Piaget, Vygostsky e Wallon (1992) dentre outros, bem como, diante das recomendações legais previstas na BNCC - Base Nacional Comum Curricular (2017). Esta pesquisa apresenta dados importantes considerando a percepção dos professores sobre o papel da afetividade e destaca estratégias para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico sustentado na afetividade pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Afetividade pt_BR
dc.title Aspectos afetivos dentro da ótica da educação infantil: a perspectiva de educadores, seu trabalho e a realidade pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account