Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo analisar a evolução da avaliação na Educação Infantil, considerando as recomendações legais e a perspectiva das professoras desta etapa de ensino, comparando as diferentes propostas avaliativas desde a promulgação da lei 9394/96 (LDBEN) e a Base Nacional Comum Curricular (2017). O trabalho é de cunho qualitativo, sustentado em pesquisas bibliográficas sobre o tema e na pesquisa de campo com dados coletados nas entrevistas realizadas com professores experientes da pré-escola, observando as modificações e a compreensão do processo avaliativo na Educação Infantil, bem como as influências legais no decorrer do tempo. Os dados coletados foram tabulados e analisados de acordo com as seguintes categorias: compreensão de Educação Infantil e avaliação, dificuldades na prática avaliativa e percepção sobre mudanças metodológicas. O trabalho foi embasado em teóricos como Hoffmann (2012) e Luckesi (2011) e documentos legais como LDBEN (1996) e BNCC (2017), entre outros. Os resultados apontam a compreensão do processo de avaliação na Educação Infantil, considerando as mudanças que ocorreram ao longo do tempo e as perspectivas dos professores sobre as suas práticas docentes diante a avaliação