Centro Universitário UNIFAFIBE

A evolução da avaliação na educação infantil: a perspectiva de professoras experientes

Show simple item record

dc.contributor.advisor BORGES, Fabiana Vigo Azevedo
dc.contributor.author ANDRADE, Pâmela Leite de
dc.date.accessioned 2021-03-16T20:28:51Z
dc.date.available 2021-03-16T20:28:51Z
dc.date.issued 2020-12
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/586
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo analisar a evolução da avaliação na Educação Infantil, considerando as recomendações legais e a perspectiva das professoras desta etapa de ensino, comparando as diferentes propostas avaliativas desde a promulgação da lei 9394/96 (LDBEN) e a Base Nacional Comum Curricular (2017). O trabalho é de cunho qualitativo, sustentado em pesquisas bibliográficas sobre o tema e na pesquisa de campo com dados coletados nas entrevistas realizadas com professores experientes da pré-escola, observando as modificações e a compreensão do processo avaliativo na Educação Infantil, bem como as influências legais no decorrer do tempo. Os dados coletados foram tabulados e analisados de acordo com as seguintes categorias: compreensão de Educação Infantil e avaliação, dificuldades na prática avaliativa e percepção sobre mudanças metodológicas. O trabalho foi embasado em teóricos como Hoffmann (2012) e Luckesi (2011) e documentos legais como LDBEN (1996) e BNCC (2017), entre outros. Os resultados apontam a compreensão do processo de avaliação na Educação Infantil, considerando as mudanças que ocorreram ao longo do tempo e as perspectivas dos professores sobre as suas práticas docentes diante a avaliação pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Avaliação da aprendizagem pt_BR
dc.title A evolução da avaliação na educação infantil: a perspectiva de professoras experientes pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account