Abstract:
O presente artigo discorre sobre a educação de alunos com Necessidades Educacionais Especiais, se ela deve acontecer no ensino regular ou no ensino especial. Este artigo apresenta dados acerca da legislação que se refere ao direito de todos a educação, preferencialmente, na rede regular de ensino; e aborda a implementação de tais leis nos estabelecimentos de ensino regular e ensino especial de duas instituições localizadas em uma cidade do interior do estado de São Paulo. O objetivo deste é compreender como a Educação Para Todos acontece na rede pública de ensino de uma cidade do interior paulista, observando o que a legislação traz sobre a educação inclusiva e como esta é exercida na prática. Pretende-se, assim, entender se ela deve ser obrigatoriamente oferecida em escola regular ou se há exceções que se restringem às instituições especializadas. E ainda, compreender casos de sujeitos que frequentam o ensino regular, mas que necessitam de complementos de professores e especialistas, portanto, também se beneficiam do que é oferecido em instituições educacionais especiais. Na investigação de tais objetivos, primeiramente, foi feito um estudo das leis e bibliografias referentes a educação para todos e, a partir destes, foram realizadas entrevistas com profissionais que trabalham ou já trabalharam com este público, visando identificar a importância da educação inclusiva para o desenvolvimento integral dos alunos com necessidades educacionais especiais.