dc.description.abstract |
O presente trabalho busca investigar as percepções de docentes acerca das datas comemorativas nos anos iniciais do ensino fundamental para discutir a maneira que os pedagogos introduzem e desenvolvem a temática da "cultura", e se há distanciamento por parte do professor em abordar as datas comemorativas sem referência a qualquer tipo de religião, ou seja, como manifestações culturais do nosso país que representam aspectos simbólicos do modo de vida brasileiro. Para isso, as referências se pautam na BNCC (2017); ARANHA (1996); VALLA (2001); PCN (1998); DURKHEIM (1978). A pesquisa é de natureza qualitativa, e revisão bibliográfica para análise dos dados coletados por meio de entrevistas à docentes do segmento educacional referido. Pode se ob servar, no decorrer desse estudo, que
Datas Comemorativas, percorrem todo o calendário escolar e por isso se faz
importante o trabalho com elas. Conclui-se, uma abordagem das datas
comemorativas numa perspectiva histórico-cultural é imprescindível para a formação
do educando com suportes humanizados que consideram a diversidade como
presença fundante da cultura brasileira. |
pt_BR |