dc.description.abstract |
O conto de fada é considerado como um gênero textual muito conhecido e apreciado por muitas crianças e adultos há muitos anos, funcionando como uma importante “ferramenta” de aprendizagem social e cognitiva. Trabalhá-lo em sala de aula pode ser um ótimo recurso para o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da oralidade, da escrita e de outras diversas habilidades e competências na criança. Frente a isso, o presente trabalho busca compreender e analisar a relevância dos contos de fadas no desenvolvimento infantil por meio de três seções que exploram a sua origem, sua relevância para o desenvolvimento cognitivo da criança e sua utilização como recurso de aprendizagem em sala de aula, tendo por base a pesquisa bibliográfica motivada pelos autores Coelho (1987), Radino (2003), Abramovich (2001), Pietro (2000), Bastos (2015), Bettelheim (2002), entre outros que abordam a relação entre os contos de fadas e o desenvolvimento infantil. A apreciação desse gênero tão explorado na educação é essencial para o divertir da criança e, ao mesmo tempo, para o desenvolvimento da sua personalidade, criatividade e convivência, podendo oferecer um significado e enriquecendo sua existência. Contar histórias para a criança e envolvê-las no gênero aqui estudado é permitir que ela faça relação do seu imaginário com sua própria realidade. |
pt_BR |