Centro Universitário UNIFAFIBE

As histórias em quadrinhos como instrumento para o desenvolvimento do hábito da leitura

Show simple item record

dc.contributor.advisor NICOLAU, Thiago Ferigati Squiapati
dc.contributor.author PEREIRA, Nayara Matias
dc.date.accessioned 2021-03-18T19:50:35Z
dc.date.available 2021-03-18T19:50:35Z
dc.date.issued 2020-12
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/590
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil pt_BR
dc.description.abstract É essencial que a leitura seja iniciada desde a educação infantil, devendo ser considerada para enriquecer o potencial linguístico, contudo é importante destacar que, para isto, a criança deve criar vínculos com os diversos gêneros textuais, em que praticar a mesma não seja rotulada como incômodo ou obrigação, mas sim algo prazeroso, que faça os alunos admiradores dos textos literários. Diante disso, faz-se necessário que os profissionais da educação tenham consciência de que nessa fase é extremamente essencial que tenham boas indicações de livros, além de boas estratégias para motivá-los e inseri-los no mundo da leitura, de forma lúdica e prazerosa, tornando-os bons leitores, nas primeiras fases da educação. Logo, é fator muito importante para a inserção dos indivíduos na sociedade, portanto, para que a admiração pela leitura seja um processo contínuo, já que a leitura e a escrita devem ser estimuladas desde muito cedo, não só dentro das escolas, mas também em casa, já que a participação da família é de extrema importância neste processo, assim, fazendo com que a criança crie gosto e o hábito permanente pelas práticas de letramento. Nesse sentido, o uso das histórias em quadrinhos podem ser um elemento primordial para que criem esse gosto pela leitura, tendo em vista que as HQs possuem características como a narração de histórias através de textos e desenhos, diversão, linguagem verbal e não verbal, além de representação de sentimentos dos personagens por meio de balões com diferentes formatos. Logo, são elementos que chamam atenção das crianças, podendo assim, inseri-las no mundo literário. O trabalho de pesquisa coletará informações bibliográficas das obras dos autores Bamberger (1977), Cavalcanti (2016), Leahy (2012), Colomer (2000), Solé (1998), Freire (1988), Cossom (2006), Rezende (2009), Rama (2005), pois em suma, é inegável que estamos inseridos em uma sociedade letrada, em que as trocas sociais acontecem não só por meio da leitura e da escrita, mas também através da linguagem visual e oral, por meio de banners, comerciais, livros, revistas, jornais, dentre inúmeros outros gêneros. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Histórias em quadrinhos pt_BR
dc.title As histórias em quadrinhos como instrumento para o desenvolvimento do hábito da leitura pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account