Abstract:
O atual trabalho teve como público alvo os profissionais da educação que possuem ou não experiência com alunos surdos e/ou deficientes auditivos. No censo do IBGE em 2010 foi registrado 9.717.318 pessoas que possuem esta condição, considerando este número e a importância do conhecimento para o desenvolvimento dos indivíduos, a educação deve proporcionar condições adequadas, oferecer suporte necessário para a
aprendizagem e auxiliar no processo de socialização desta população. O objetivo do estudo foi investigar no Estado de São Paulo as dificuldades enfrentadas por estes estudantes através da visão dos profissionais, além de pesquisar a formação e capacitação dos mesmos. Os dados desta pesquisa foram coletados através de questionário remoto com perguntas fechadas e abertas, os resultados obtidos foram analisados de forma quantitativa e qualitativa, apresentados por meio de gráficos. Colaboraram com o questionário 24 profissionais, 80% dos participantes que possuem
experiência relataram que os alunos surdos e deficientes auditivos apresentam algum tipo de déficit na aprendizagem, além disso, 73% afirmaram que a socialização é um dos desafios enfrentados por esses sujeitos. O trabalho analisou diversos temas, em geral, a pesquisa possuiu como finalidade refletir como os fatores citados influenciam na saúde mental dos alunos.