dc.description.abstract |
Com a tecnologia avançando, o governo sentiu a necessidade de melhoria dos sistemas de controle, proporcionando uma relação maior entre fisco e contribuintes. Assim, foi criado o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), uma solução tecnológica que oficializa arquivos digitais das escriturações fiscal e contábil das empresas. O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) faz parte do SPED formalizando as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais relativas a empregados e empregadores. O que era feito por diversas ferramentas, hoje é exclusivamente feito pelo eSocial com transmissão rápida e maior controle das informações, sendo assim, o seu estudo torna-se indispensável. O trabalho foi realizado com o objetivo de identificar o impacto nas rotinas trabalhistas no processo de implantação do eSocial, descrevendo o funcionamento do sistema, suas dificuldades, benefícios no processo de geração das informações e as principais modificações na área de recursos humanos. A coleta de dados foi realizada em uma empresa de médio porte, selecionada por não possuir contabilista externo e fazer todos os processos na empresa. Através de um questionário, a analista de RH, responsável pela implantação do eSocial na empresa, foi abordada sobre as principais informações e mudanças da sua área. A entrevistada expôs que foi necessário realizar treinamentos para a implantação do eSocial, além disso, houve um grande aumento na demanda de trabalho. Um dos impactos negativos foi o aumento do controle interno e atenção redobrada para não perder prazos. Já o ponto positivo, foi a vantagem da substituição de diversas ferramentas por uma única, visto que o ponto forte dessa sistemática está na unificação das informações, gerando uma melhor administração de tempo e organização. Em resposta à problemática, o estudo concluiu que a mudança teve grande impacto na rotina, porém contribuiu com a melhoria na qualidade das informações prestadas ao governo. |
pt_BR |