Abstract:
A pandemia do Covid-19 afetou a economia e o resultado das empresas. O varejo apresentou queda de 24,9% no faturamento nominal desde o início das medidas de isolamento. O objetivo do trabalho é analisar o impacto da pandemia do Covid-19 nos indicadores de rentabilidade das principais empresas de varejo listadas na B3. As demonstrações contábeis trimestrais – do 2ºT/2019 ao 2Tº/2020 - foram obtidas no site da Comissão de Valores Mobiliários e os indicadores calculados foram ROA, ROE e ROI. Ao todo, foram analisadas seis empresas. Em relação às médias dos indicadores, entre o 2Tº 2019 ao 2Tº 2020, o ROA apresentou queda de 1,30% para 0,33%, o ROI saiu de 2,07% para 0,28%, e apenas o ROE médio evoluiu de 0,96% para 1,29%. Magazine Luiza apresentou evolução de receita, porém retratou queda nos três indicadores. Por outro lado, Via Varejo apresentou evolução no ROE. Renner e Hering, por questões fiscais, apresentaram evolução no ROE. Já a B2W apresentou prejuízo líquido em todo período, mas obteve evolução nos indicadores. No geral, a pandemia impactou negativamente a rentabilidade das empresas estudadas, já que a queda nas receitas foi proporcionalmente maior que a queda nos custos e despesas.