Abstract:
Com a globalização, a relevante importância das pessoas para gerenciar organizações que visem a otimização produtiva deve ser elucidada. Nesta direção, faz-se mister enaltecer o papel do administrador de empresas, elo que auxilia melhores resultados econômicos. À luz deste tema, a presente pesquisa objetiva identificar quais seriam as competências necessárias para que estes gestores desenvolvam no ambiente educacional, enquanto bacharelandos do curso superior de Administração. Para tanto, fez-se inicialmente pesquisa bibliográfica acerca desta proposição para embasar a fase seguinte, em que, por meio de questionários, egressos de uma relevante Instituição de Ensino Superior, graduados há até 2 anos, pudessem demonstrar suas próprias perspectivas acerca do cenário de mercado de trabalho ao qual pertencem, tal como quais seriam as competências mais relevantes dentre as quais aprenderam ou deveriam ter melhorado durante a vida estudantil no ensino superior. As competências mais valoradas pelos egressos são aquelas relacionadas ao trabalho em equipe, a comunicação, a busca conjunta de soluções e a tomada de decisão para a resolução de problemas. Estes resultados viabilizam a formação de plano pedagógico de ensino para o curso de Administração mais voltados para o desenvolvimento destas competências. Ademais, possibilitam a reflexão do próprio discente durante sua formação acadêmica, para que permita o ingresso de profissionais cada vez mais capacitados para o mercado de trabalho, objetivando, indiretamente, a vantagem competitiva das organizações.