Centro Universitário UNIFAFIBE

Educação financeira para pessoa física

Show simple item record

dc.contributor.advisor DEL'ARCO, Leticia Aparecida Origuela
dc.contributor.author ALVARENGA, Leonardo Gasparini
dc.contributor.author GARCIA, Luis Gustavo Azevedo
dc.date.accessioned 2022-03-14T22:56:15Z
dc.date.available 2022-03-14T22:56:15Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/616
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário UNIFAFIBE, SP. pt_BR
dc.description.abstract A educação financeira é um instrumento que auxilia na tomada de decisão e, portanto, está atrelada aos níveis de endividamento, inadimplência e investimento. Muitos não são capazes de ter o domínio absoluto de suas finanças, não sabem quanto gastam, como gastam e principalmente não sabem a razão que os motivam a gastar. É fundamental compreender a pertinência de se iniciar um planejamento, levando em conta a necessidade de cada indivíduo. O presente trabalho teve o objetivo de mostrar o nível de conhecimento sobre educação financeira e a sua importância na vida das pessoas. Para atingir o objetivo, a metodologia utilizada foi a aplicação de dois questionários enviados para pessoas físicas O primeiro questionário foi elaborado com o propósito de conhecer os respondentes e identificar seus conhecimentos sobre educação financeira. Depois, os respondentes assistiram a um vídeo sobre o tema educação financeira e logo em seguida, responderam o segundo questionário elaborado com o intuito de mensurar o nível de interesse e o grau de conhecimento do indivíduo na sua administração financeira pessoal após uma aula sobre o assunto, averiguando também, se houve uma evolução no conhecimento após consumirem o material proposto. Os repondentes são em sua maioria jovens entre 18 e 25 anos e 73,6% se interessam bastante sobre o assunto abordado, entretando cerca de 56% nunca receberam nenhuma aula ou treinamento sobre educação financeira e 50% buscam informações relacionadas na internet e, 56% consideraram ter um conhecimento mediano sobre o tema. Após assistirem o vídeo, 67,7% das pessoas consideraram ter um conhecimento bom ou excelente, ou seja, evoluindo em relação ao primeiro questionário aplicado. 97% consideram o tema importante na vida das pessoas e deveria ser ensinado nas escolas, tanto no ensino médio como no ensino fundamental. Concluímos que de fato a maioria das pessoas participantes da pesquisa melhoraram significativamente o nível de interesse e o grau de conhecimento sobre o assunto tratado. Sendo assim, entendemos a necessidade da inclusão do tema educação financeira nas escolas desde os ensinos básicos de educação. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Educação financeira pt_BR
dc.subject Finanças pt_BR
dc.title Educação financeira para pessoa física pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account