Abstract:
A precariedade dos pavimentos rodoviários brasileiros associada à problemática da
destinação de resíduos evidencia a relevância de pesquisas voltadas à sua
incorporação em revestimentos asfálticos. Além de promover economia, esse
procedimento pode, inclusive, melhorar as propriedades mecânicas dos pavimentos.
Nessa temática, esta pesquisa bibliográfica objetivou analisar a utilização de resíduos
de minério, de PET e de lodo de ETA em revestimentos asfálticos. Após seleção de
duas pesquisas que tratam sobre a utilização de cada um dos resíduos citados,
realizou-se uma análise comparativa acerca dos métodos empregados e resultados
obtidos, considerando a normatização aplicável. Verificou-se que a incorporação de
resíduo de minério de ferro agregado, promove bons resultados para tráfegos leves e
moderados, em locais com temperaturas inferiores a 60°C. A incorporação do resíduo
de PET às misturas, embora diminua o Módulo de Resiliência, ainda é viável ambiental
e economicamente. Já o uso do lodo de ETA mostra-se bastante promissor, visto que
há atendimento às exigências técnicas, especialmente no caso da resistência a
tração. Entende-se que os resultados evidenciam as potencialidades do uso de
resíduos em revestimentos. Assim, cabe aos profissionais e órgãos reguladores o
desenvolvimento de mais pesquisas visando comprovar e promover essa prática mais
sustentável na engenharia.