Centro Universitário UNIFAFIBE

A avaliação do processo de ensino-aprendizagem de um grupo escolar de Bebedouro nas décadas de 1940 a 1970

Show simple item record

dc.contributor.advisor TONIOSSO, José Pedro
dc.contributor.author CRESPO, Amanda Bueno Gomes
dc.date.accessioned 2019-01-29T16:55:29Z
dc.date.available 2019-01-29T16:55:29Z
dc.date.issued 2018-04
dc.identifier.issn 2357-9358
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/84
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. pt_BR
dc.description.abstract Até a primeira metade da década de 1970, os grupos escolares eram responsáveis pela formação inicial das crianças no Brasil e possuíam uma estrutura diferenciada de ensino, incluindo a forma de avaliação, a qual passou por diversas mudanças em consonância com o contexto histórico em que esteve inserida. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar o processo avaliativo desenvolvido em uma unidade escolar localizada no município de Bebedouro, durante as décadas de 1940 a 1970 década em que os grupos escolares foram extintos em decorrência da reorganização do ensino nacional, com a fusão do ensino primário ao ginasial, processo que deu origem ao ensino de primeiro grau. Para o desenvolvimento da pesquisa, recorreu-se inicialmente a pesquisa bibliográfica no campo da história da educação, que inclui as origens e implantação do grupo escolar no contexto macro histórico e, particularmente, no âmbito local, tendo como referências Souza (1998), Saviani (2008) e Luckesi (1995), entre outros. Em seguida foi desenvolvida uma pesquisa documental com coleta de dados em livros de exame do período a que se refere este estudo, os quais se encontram disponíveis no acervo da instituição de ensino. Por meio da análise dos dados coletados, foi possível observar diferentes aspectos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem desenvolvido no grupo escolar, com destaque aos altos índices de reprovação, sendo possível comparar diferentes séries e categorias, ou seja, as classes masculinas, femininas e mistas. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.subject Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.subject Grupo Escolar pt_BR
dc.title A avaliação do processo de ensino-aprendizagem de um grupo escolar de Bebedouro nas décadas de 1940 a 1970 pt_BR
dc.title.alternative The evaluation of the process of teaching-learning of a school group of Bebedouro from the 1940s to 1970s pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account