Centro Universitário UNIFAFIBE

Avaliação do conteúdo de propagandas alimentícias para o público infantil em canais de televisão

Show simple item record

dc.contributor.advisor PORT, Ana Carolina Rangel
dc.contributor.author THEODORO, Dayane Thomaz
dc.date.accessioned 2019-01-29T17:08:14Z
dc.date.available 2019-01-29T17:08:14Z
dc.date.issued 2018-03
dc.identifier.issn 2526-5695
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/92
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Nutrição do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. pt_BR
dc.description.abstract Introdução: em torno de 30% da população adulta no Brasil encontra-se obesa. Sabe-se que a cultura alimentar se desenvolve na infância e atualmente a interação familiar dentro de casa em frente à televisão, computador, celular ganha cada vez mais espaço frente a atividades ao ar livre, como brincar, praticar esportes e ter uma vida saudável, contribuindo para o aumento da prevalência da obesidade infantil. Neste cenário, o público infantil tem se tornado alvo para as empresas de alimentos que vem renovando suas estratégias de marketing a cada dia. Objetivo: avaliar propagandas de gêneros alimentícios relacionadas ao público infantil em canais de televisão de exibição gratuita e por assinatura. Método: os dados foram recolhidos de quatro canais, sendo dois canais por assinatura e dois da TV aberta, sendo eles visualizados durante 10h por dia, em quatro finais de semana. Agruparam-se os anúncios de gêneros alimentícios, fazendo-se a comparação com o total de anúncios observados. Após, avaliaram-se os gêneros alimentícios anunciados comparando com a pirâmide alimentar. Resultados: os resultados do trabalho mostram que os alimentos com menor valor nutricional são os que mais circulam na mídia, influenciando a má alimentação do público infantil. Conclusão: o excesso de exposição às propagandas desses alimentos pode contribuir para as más escolhas alimentares infantis e o consequente aumento da obesidade infantil. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Obesidade infantil pt_BR
dc.subject Publicidade alimentar pt_BR
dc.title Avaliação do conteúdo de propagandas alimentícias para o público infantil em canais de televisão pt_BR
dc.title.alternative Evaluation of food advertisements for children on television channels pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account