| dc.contributor.advisor | MATZNER, Andreia Cristina | |
| dc.contributor.author | ZAMBELLE, Jéssica Aparecida | |
| dc.date.accessioned | 2019-01-29T22:06:57Z | |
| dc.date.available | 2019-01-29T22:06:57Z | |
| dc.date.issued | 2018-04 | |
| dc.identifier.uri | http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/120 | |
| dc.description | Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. | pt_BR |
| dc.description.abstract | RESUMO A presente pesquisa objetivou discutir o uso do espelho como um importante recurso para o desenvolvimento do esquema corporal da criança. O método utilizado foi a pesquisa de campo. Participaram do estudo 10 escolas municipais de Educação Infantil. Os resultados mostram que a maioria das escolas visitadas possui espelhos na sala de aula. No entanto, verificou-se que, dentre as salas de aulas que possuem espelhos, em cinco escolas eles estão fixados de maneira correta e em 4 escolas os espelhos não estão dispostos de maneira adequada. Conclui-se que o ambiente considerado, ideal para atender as necessidades da criança, deve garantir oportunidades de expressão a partir de variados recursos onde as mesmas podem se expressar e agir com autonomia. Nesse sentido, o espelho é um instrumento que influencia gestos e comportamentos das crianças proporcionando momentos de descobertas a partir de seus próprios sentimentos, expressões, e, também, oferece ao professor diversas possibilidades de intervenção. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
| dc.subject | Esquema Corporal | pt_BR |
| dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
| dc.subject | Espelho - Educação | pt_BR |
| dc.title | O uso do espelho na educação infantil: um importante recurso para o desenvolvimento do esquema corporal da criança | pt_BR |
| dc.title.alternative | The use of mirrors in children's education: an important resource for the development of the corporal awareness of children | pt_BR |
| dc.type | Article | pt_BR |