| dc.contributor.advisor | SOUZA, Laura Vilela e | |
| dc.contributor.author | VERZOLA, Ana Carolina Zucolo | |
| dc.contributor.author | BARBARO, Marta Maria Miranda | |
| dc.date.accessioned | 2019-01-30T14:49:35Z | |
| dc.date.available | 2019-01-30T14:49:35Z | |
| dc.date.issued | 2010-12 | |
| dc.identifier.issn | 2179-636X | |
| dc.identifier.uri | http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/129 | |
| dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Psicologia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Objetivou-se nesse trabalho compreender os significados relatados por jovens universitários sobre a morte. Foram realizadas 4 entrevistas com jovens entre 18 a 25 anos questionando sobre o que é a morte para eles e quais associações eles fazem a partir da idéia de morte. A análise de conteúdo temática das entrevistas foi empreendida e o referencial teórico psicanalítico embasou a discussão do material. Quatro eixos temáticos dessa análise são aqui apresentados: a diferença no pensar a morte de pessoas doentes; a morte de pessoas idosas; a morte de pessoas próximas e a aceitação da morte diante da religião. Os participantes descreveram o pensar a morte de alguém jovem e sadio como mais assustador do que a morte das pessoas idosas e doentes, sendo essa última melhor entendida frente à naturalidade do ciclo vital. Pensar a morte de pessoas próximas é descrito por esses jovens como uma experiência angustiante, desestruturadora e indescritível. A religião é citada como um meio que possibilita uma melhor aceitação da morte. As características psicológicas dessa faixa etária proporcionaram uma contextualização das descrições a partir de uma leitura psicanalítica. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
| dc.subject | Morte | pt_BR |
| dc.subject | Juventude | pt_BR |
| dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
| dc.title | Os significados da morte para jovens universitários: uma leitura psicanalítica | pt_BR |
| dc.type | Other | pt_BR |