| dc.contributor.advisor | SANTOS, Rodrigo dos | |
| dc.contributor.author | BRAGA, Sirléia de Oliveira | |
| dc.date.accessioned | 2019-01-30T16:24:34Z | |
| dc.date.available | 2019-01-30T16:24:34Z | |
| dc.date.issued | 2017-04 | |
| dc.identifier.issn | 2357-9358 | |
| dc.identifier.uri | http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/141 | |
| dc.description | Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. | pt_BR |
| dc.description.abstract | O presente estudo analisa as relações de gênero e sexualidade na Educação Infantil, observando como a escola trabalha com situações advindas destas relações. Sendo assim, discute-se como a escola e os docentes estão contribuindo para a construção dos padrões de comportamento de meninos e meninas e seus específicos papéis na sociedade. Destaca-se a importância da alternância de papéis nas brincadeiras e da desmistificação do direcionamento de brinquedos como forma de combate à educação sexista que impõe papéis sociais a indivíduos que ainda não possuem a capacidade cognitiva de fazer opções relacionadas à sexualidade. As instituições escolares devem sempre estar atentas à forma de socialização de seus alunos. Desta forma a escola e os docentes devem propiciar o ambiente não sexista, necessário para que as crianças dentro de suas brincadeiras (representações sociais lúdicas) possam vivenciar situações capazes de aprimorar o seu entendimento acerca do mundo e de suas necessidades, e assim contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
| dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
| dc.subject | Gênero | pt_BR |
| dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
| dc.title | Relações de gênero e educação infantil: alternância de papéis e ludicidade | pt_BR |
| dc.title.alternative | Gender relations and child education: alternation of papers and ludicity | pt_BR |
| dc.type | Article | pt_BR |