| dc.contributor.advisor | FERREIRA, Rafael dos Reis | |
| dc.contributor.author | SANTOS, Suellen Aparecida Webber dos | |
| dc.date.accessioned | 2019-01-30T16:31:27Z | |
| dc.date.available | 2019-01-30T16:31:27Z | |
| dc.date.issued | 2017-04 | |
| dc.identifier.issn | 2357-9358 | |
| dc.identifier.uri | http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/144 | |
| dc.description | Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Um dos principais objetivos da escola é a formação de sujeitos críticos, que pensem por si mesmos e que sejam capazes de exercer, com isso, a sua cidadania. O sujeito que se torna capaz de pensar por si próprio é, por excelência, um sujeito autônomo. Dada a importância da autonomia para o desenvolvimento do sujeito abordamos, no presente artigo, a seguinte questão: como o sujeito se torna moralmente autônomo? Diante dessa questão, nosso objetivo é explicar como se forma a autonomia no ser humano, em especial na criança, já que está na criança a origem da formação moral do homem. Para desenvolver nosso estudo, assumiremos a Epistemologia Genética de Jean Piaget como referencial teórico. O presente trabalho permitiu-nos constatar como ocorre a construção da autonomia moral na criança, compreendendo os estágios que ela percorre, as características de cada um destes estágios e como as interações, as formas de relação, interferem nesse desenvolvimento. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
| dc.subject | Autonomia. | pt_BR |
| dc.subject | Heteronomia | pt_BR |
| dc.subject | Anomia | pt_BR |
| dc.subject | Escola | pt_BR |
| dc.title | Um estudo sobre a gênese da autonomia moral na criança sob a perspectiva da epistemologia genética | pt_BR |
| dc.title.alternative | A study of the genesis of moral autonomy in children from the Perspective of genetic epistemology | pt_BR |
| dc.type | Article | pt_BR |