| dc.contributor.advisor | NICOLAU, Thiago Ferigati Squiapati | |
| dc.contributor.author | Priscila Aparecida Lemes da, SILVA | |
| dc.date.accessioned | 2019-01-30T17:10:11Z | |
| dc.date.available | 2019-01-30T17:10:11Z | |
| dc.date.issued | 2017-04 | |
| dc.identifier.issn | 2357-9358 | |
| dc.identifier.uri | http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/153 | |
| dc.description | Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este artigo analisa o papel da linguagem e das interações sociais a partir do pensamento de Vygotsky, tendo como base o ensino dos gêneros textuais. O trabalho está voltado para compreender a teoria sociocultural como embasamento para uma prática transformadora, em que o gênero textual passa a ser prova da eficácia da prática social na construção do conhecimento em sala de aula, uma vez que as interações sociais ocorrem a partir de textos que aparecem em nossa cultura. Assim, a pesquisa, também apoiada nas ideias de Schneuwly e Dolz (2013), constata a relevância do contato dos alunos com os vários agrupamentos de gêneros textuais organizados a partir de sequências didáticas e, a partir disso, reflete sobre a diversidade de textos como formas de aprendizagem nas diferentes situações de comunicação no cotidiano. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
| dc.subject | Vygotsky | pt_BR |
| dc.subject | Interação social | pt_BR |
| dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
| dc.title | Linguagem, interação social e a prática de ensino dos gêneros textuais a partir das contribuições de Vygotsky | pt_BR |
| dc.title.alternative | Language, social interaction and teaching practice of textual genres from Vygotsky's contributions | pt_BR |
| dc.type | Article | pt_BR |