| dc.contributor.advisor | TREVISO, Vanessa Cristina | |
| dc.contributor.author | ONÓRIO, Márcio José | |
| dc.date.accessioned | 2019-01-30T17:26:11Z | |
| dc.date.available | 2019-01-30T17:26:11Z | |
| dc.date.issued | 2017-04 | |
| dc.identifier.issn | 2357-9358 | |
| dc.identifier.uri | http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/157 | |
| dc.description | Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo analisar a disciplina de História nos anos inicias da Educação do Ensino Fundamental I, no que concerne a sua relevância para o desenvolvimento do sujeito, enquanto indivíduo que constrói a História. As reflexões incidem acerca da importância do ensino de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental I. Perpassando pela prática e conteúdos evidenciados pelos professores no qual o real intuito de estudar História tem influências em nossas ações perante os acontecimentos do contexto social, propondo uma História focada nas relações sociais e descentralizada dos conteúdos em datas e heróis nacionais. Desta forma, este trabalho vem refletir sobre a importância do ensino de História nas séries citadas acima que possa contribuir para a construção de um aluno crítico e reflexivo acerca dos fatos reais. Portanto, é a partir destes preceitos, que se discorre uma análise numa perspectiva marxista priorizando o ensino crítico da História levando a criança para a compreensão do que é ser cidadão. Trate-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza teórica que constatou uma metodologia apresentada para um ensino sem criticidade dos fatos ocorridos e abordados, baseados em datas e heróis, assim formando os alunos em meros reprodutores da História, sem que haja uma criticidade dos fatos e não os tornando capazes de refletir sobre ações e decisões dentro do seu próprio contexto histórico e social. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
| dc.subject | Marxismo | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| dc.subject | Sujeito Crítico-Social | pt_BR |
| dc.title | A importância do ensino de história no Ensino Fundamental I: a partir de uma perspectiva marxista | pt_BR |
| dc.title.alternative | The importance of history teaching in the elementary school in a marxist perspective | pt_BR |
| dc.type | Article | pt_BR |