Centro Universitário UNIFAFIBE

Implicações na relação professor-aluno: a afetividade no processo de ensino-aprendizagem

Show simple item record

dc.contributor.advisor TREVISO, Vanessa Cristina
dc.contributor.author SILVA, Andreza Fernanda da
dc.date.accessioned 2019-01-30T23:14:29Z
dc.date.available 2019-01-30T23:14:29Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/180
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa abordou o tema afetividade no espaço escolar como meio relevante para uma aprendizagem com mais compromisso e significado pelo estudante. A questão da interação baseada no afeto, que considera os sentimentos, emoções e paixões do outro, traz benefícios sociais para a vida acadêmica da criança. Percebe-se que a dimensão afetiva e a dimensão cognitiva são indissociáveis, sendo assim importante para o desenvolvimento tanto do educador, quanto do educando. Desse modo, o trabalho teve como objetivo apresentar reflexões sobre a afetividade no processo relacional entre professores e alunos, apontando o papel do professor para o desenvolvimento de uma prática educativa pautada pelo afeto bem como estratégias para a sua consolidação. Assim, adotamos como referencial teórico os autores: Vygotsky (2003), Piaget (2003) e Wallon (1992), entre outros dentre os quais, por meio de uma revisão bibliográfica, de natureza qualitativa, busca-se investigar como a interação social afetiva é imprescindível nesse desenvolvimento cognitivo da criança. Nesse sentido, a prática pedagógica do professor deve ser repensada, uma vez que, o educador passa de mero transmissor de conhecimentos para alguém que incentive e dialogue com seus educandos, buscando mecanismos para que consiga transformá-los, para mais tarde tornarem-se adultos críticos e reflexivos. Com os resultados, percebe-se como o afeto pode ser mediador do processo de ensino-aprendizagem, beneficiando para que haja uma troca de respeito mútuo, carinho e segurança entre professor e aluno, propiciando meios facilitadores para a construção do conhecimento. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.publisher Centro Universitário UNIFAFIBE pt_BR
dc.subject Afetividade pt_BR
dc.subject Desenvolvimento pt_BR
dc.subject Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.subject Mediador pt_BR
dc.title Implicações na relação professor-aluno: a afetividade no processo de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title.alternative Implications in the teacher-student relationship: affectivity in the teaching-learning process pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account