Centro Universitário UNIFAFIBE

Ideologia na educação democrática e na proposta da escola sem partido

Show simple item record

dc.contributor.advisor TONIOSSO, José Pedro
dc.contributor.author CARVALHO, Ana Lucia Juliani de
dc.date.accessioned 2019-01-30T23:33:16Z
dc.date.available 2019-01-30T23:33:16Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/181
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. pt_BR
dc.description.abstract Ao longo da história da educação brasileira surgiram inúmeros projetos de reforma do ensino, os quais, muitas vezes, se fundamentaram em ideias importadas, vindas de contextos distintos. Neste sentido, o presente estudo objetiva analisar as principais concepções teóricas e as ideologias que permearam alguns dos projetos educacionais implementados no Brasil, especialmente a partir do fim do século XIX. A pesquisa está pautada em metodologia qualitativa com base em levantamentos bibliográficos na linha de pesquisa da educação, por meio de autores como Aranha (1996), Chauí (2001), Saviani (2005) e Freire (1996), além de documentos legais, como a Constituição (1988), LDB (1996) e BNCC (2018). Considera-se relevante a análise sobre o contexto histórico do país para compreender a parcialidade do processo democrático brasileiro, tendo em vista a manutenção da desigualdade econômica entre os grupos sociais, o que repercute no campo educacional. Neste contexto, o estudo acerca da proposta do projeto Escola sem Partido permite concluir que ele poderá contribuir para a manutenção do quadro socioeconômico apontado, pois ao se reduzirem os espaços de abordagem inerentes às disciplinas da área de Ciências Humanas, tende-se a impedir o desenvolvimento da reflexão e da criticidade dos alunos e consequentemente o caráter emancipatório da escola pública brasileira. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.publisher Centro Universitário UNIFAFIBE pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Ideologia pt_BR
dc.subject Democracia pt_BR
dc.subject Autoritarismo pt_BR
dc.title Ideologia na educação democrática e na proposta da escola sem partido pt_BR
dc.title.alternative Ideology in democratic education and in the school proposal without partisanship pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account