Centro Universitário UNIFAFIBE

Gestão democrática da escola pública: o papel da APM como instituição auxiliar

Show simple item record

dc.contributor.advisor MARIOTINI, Sérgio Donizeti
dc.contributor.author VIANA, Jeisiane Gabriele
dc.date.accessioned 2019-01-31T14:08:02Z
dc.date.available 2019-01-31T14:08:02Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/192
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. pt_BR
dc.description.abstract O estudo visa abordar sobre a Gestão Democrática por meio de uma das Instituições Auxiliares da Escola Pública, em específico, a Associação de Pais e Mestres (APM), com o objetivo de identificar o seu papel como instituição auxiliar da gestão escolar e compreendê-la como via deste processo de gestão democrática. Para o desenvolvimento do trabalho, a metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, fundamentando-se em autores como Abranches (2006), Andrade (2004), Libâneo (2004) e Luck (2006); além de análise da legislação vigente. Recorreu-se ainda a uma pesquisa documental mediante observação do estatuto e de atas da APM de uma determinada instituição de ensino da rede pública estadual paulista. Por meio da revisão da literatura foi possível compreender a origem da APM no contexto da gestão escolar, bem como a trajetória histórica que definiu suas funções ao longo do tempo, que resultou na ampliação do processo de integração família-escola-comunidade. Com a análise documental específica identificou-se as evidências da participação da APM e o cumprimento das suas devidas funções na prática. Concluiu-se que o fato de existir instituições auxiliares que podem colaborar com a gestão escolar nas tomadas de decisões, é de grande valia para o desenvolvimento da gestão democrática dentro do contexto escolar. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject APM pt_BR
dc.subject Instituição Auxiliar pt_BR
dc.subject Gestão Democrática pt_BR
dc.title Gestão democrática da escola pública: o papel da APM como instituição auxiliar pt_BR
dc.title.alternative Democratic management of the public school: the role of APT as an auxiliary institution pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account