Centro Universitário UNIFAFIBE

Práticas de contação de histórias na educação infantil: a perspectiva dos professores sobre esse recurso pedagógico

Show simple item record

dc.contributor.advisor METZNER, Andreia Cristina
dc.contributor.author SILVA, Kamilla Oliveira da
dc.date.accessioned 2019-01-31T14:32:18Z
dc.date.available 2019-01-31T14:32:18Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/193
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo objetivou discutir as contribuições da Contação de Histórias para o desenvolvimento das crianças, verificar os livros e as técnicas de contação de histórias utilizadas pelos professores que atuam em instituições de educação infantil, averiguar a opinião desses professores sobre o papel da contação de histórias. Participaram do estudo 20 pedagogos que atuam na educação infantil. O instrumento de coleta de dados foi um questionário. Os resultados mostram que a maioria dos professores (N=8) conta histórias cinco vezes na semana, e que os tipos de histórias mais trabalhados em sala de aula são os contos de fadas (N=19) e as fábulas (N=15). Em relação aos recursos utilizados para contar histórias na educação infantil, os mais citados foram: fantoches (N=19), livros (N=10) e caixa de histórias (N=6). Para finalizar, os professores apontaram que contar histórias contribui para a formação das crianças, principalmente, porque essa atividade desenvolve a imaginação (N=14), aprimora a linguagem oral (N=10) e enriquece o vocabulário (N=7). Conclui-se que a contação de histórias, além de ser uma atividade prazerosa, proporciona competências e habilidades que são importantes no processo futuro de alfabetização das crianças. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Contação de Histórias pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Técnicas pt_BR
dc.title Práticas de contação de histórias na educação infantil: a perspectiva dos professores sobre esse recurso pedagógico pt_BR
dc.title.alternative Statement accounting practices in child education: a teacher's perspective on this pedagogical resource pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account