| dc.contributor.advisor | METZNER, Andreia Cristina | |
| dc.contributor.author | SILVA, Kamilla Oliveira da | |
| dc.date.accessioned | 2019-01-31T14:32:18Z | |
| dc.date.available | 2019-01-31T14:32:18Z | |
| dc.date.issued | 2018 | |
| dc.identifier.uri | http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/193 | |
| dc.description | Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este estudo objetivou discutir as contribuições da Contação de Histórias para o desenvolvimento das crianças, verificar os livros e as técnicas de contação de histórias utilizadas pelos professores que atuam em instituições de educação infantil, averiguar a opinião desses professores sobre o papel da contação de histórias. Participaram do estudo 20 pedagogos que atuam na educação infantil. O instrumento de coleta de dados foi um questionário. Os resultados mostram que a maioria dos professores (N=8) conta histórias cinco vezes na semana, e que os tipos de histórias mais trabalhados em sala de aula são os contos de fadas (N=19) e as fábulas (N=15). Em relação aos recursos utilizados para contar histórias na educação infantil, os mais citados foram: fantoches (N=19), livros (N=10) e caixa de histórias (N=6). Para finalizar, os professores apontaram que contar histórias contribui para a formação das crianças, principalmente, porque essa atividade desenvolve a imaginação (N=14), aprimora a linguagem oral (N=10) e enriquece o vocabulário (N=7). Conclui-se que a contação de histórias, além de ser uma atividade prazerosa, proporciona competências e habilidades que são importantes no processo futuro de alfabetização das crianças. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
| dc.subject | Contação de Histórias | pt_BR |
| dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
| dc.subject | Técnicas | pt_BR |
| dc.title | Práticas de contação de histórias na educação infantil: a perspectiva dos professores sobre esse recurso pedagógico | pt_BR |
| dc.title.alternative | Statement accounting practices in child education: a teacher's perspective on this pedagogical resource | pt_BR |
| dc.type | Article | pt_BR |