Abstract:
A ludicidade é essencial e estruturante na Educação Infantil conforme recomendações legais, que destaca a brincadeira como fonte de aprendizado e desenvolvimento integral das crianças pequenas, pois a presença de objetos, em geral brinquedos, ou de estratégias estimulantes, traz prazer ao contexto educativo. Dessa forma, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, com o estudo bibliográfico, desenvolvendo a análise interpretativa das orientações teóricas indicadas. Assim, buscou-se relacionar as diversas orientações teóricas com as definições legais, construindo uma análise que procure atender aos nossos objetivos. A pesquisa objetivou investigar o papel da ludicidade na Educação infantil, procurando conhecer os benefícios para o desenvolvimento das crianças de até 5 (cinco) anos, considerando os seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social bem como, compreender o papel do professor no planejamento e organização de situações de aprendizagem lúdicas. Sendo assim, o trabalho se pauta na análise crítica considerando a perspectivas dos seguintes autores e referenciais legais: Andrade (2010), Silva (2010), Silva (2014), Lei de Diretrizes e Bases da Educação, (LDB, 1996) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa apresenta a contextualização da Educação Infantil realizando seu percurso histórico, em seguida, destaca as características da ludicidade e o papel do professor como organizador desse ambiente lúdico. Entre os resultados observados apontamos que a presença da ludicidade permite uma aprendizagem prazerosa e que respeite as características e interesses dos alunos. Optar por um trabalho educativo voltado para a ludicidade significa planejar situações interativas e experiências diversas, com intervenções divertidas, alegres, proporcionando momentos felizes para aprendizagens dos pequenos.