Centro Universitário UNIFAFIBE

O estímulo da leitura através da imaginação na educação infantil: recomendações teóricas para o trabalho com bebês (de 0 a 18 meses)

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dc.contributor.advisor BORGES, Fabiana Vigo Azevedo
dc.contributor.author ROSSETTI, Pietra Hilário
dc.date.accessioned 2019-02-01T15:13:24Z
dc.date.available 2019-02-01T15:13:24Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/218
dc.description Artigo apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. pt_BR
dc.description.abstract Sabe-se que as escolas têm enfrentado diversos desafios na prática de leitura, mas este é essencial para a cidadania, já que o mundo contemporâneo pressupõe a interpretação de diversos textos em que encontramos no nosso dia a dia. Diante deste contexto, a implementação de estímulos de leitura na Educação Infantil, para crianças de 0 a 18 meses, pode ser fundamental para que possa estimular a criatividade, imaginação e interesse destas pelo mundo literário. Desta forma, apresentamos um estudo bibliográfico, no qual se pesquisou as recomendações teóricas para o trabalho de estímulo da imaginação através da leitura aos bebês, visando atingir os seguintes objetivos: compreender os benefícios dos estímulos à leitura aos bebês, bem como compreender como este possibilita o desenvolvimento integral da criança e identificar as melhores estratégias docentes para introduzir a leitura na Educação Infantil, focando as crianças de 0 a 18 meses de idade. Para isso consideramos a perspectivas dos seguintes autores Amorim e Farago (2015); Freire (1982), entre outros; bem como, as recomendações legais, com destaque para os Referencias Curriculares da Educação Infantil (1998) e a Base Nacional Comum Curricular (2017). A pesquisa possui cunho qualitativo e pauta-se na análise interpretativa das orientações teóricas indicadas. Entre os resultados observados apontamos que a leitura tem um papel fundamental para a vida do bebê, sendo que estes estímulos podem resultar em um desenvolvimento garantido e saudável futuramente para estes pequenos sujeitos, possibilitando também a construção de identidade e autonomia. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Competência leitora pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Leitura infantil pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.title O estímulo da leitura através da imaginação na educação infantil: recomendações teóricas para o trabalho com bebês (de 0 a 18 meses) pt_BR
dc.title.alternative The stimulus of reading through imagination in early childhood education: theoretical recommendations for work with babies (0 to 18 months) pt_BR
dc.type Article pt_BR


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