| dc.contributor.advisor | GUARIGLIA, Rinaldo | |
| dc.contributor.author | COSTA, Thauani Ketlin de Sousa | |
| dc.date.accessioned | 2019-02-01T16:13:17Z | |
| dc.date.available | 2019-02-01T16:13:17Z | |
| dc.date.issued | 2018 | |
| dc.identifier.uri | http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/231 | |
| dc.description | Artigo apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. | pt_BR |
| dc.description.abstract | O presente trabalho visa analisar o ensino obrigatório da história e cultura afro-brasileira e africana, citado pela Lei 10.639/03, assim como sua aplicabilidade e capacidade de promover mudanças e reflexões acerca das condições reais dos afrodescendentes na sociedade brasileira. Seu objetivo geral é mostrar a importância da cultura africana para história brasileira e para a educação. Utilizando- se de embasamento teórico fundamentado em livros e artigos científicos, os quais possibilitam a apresentação de novas metodologias e materiais para trabalhar o conteúdo em sala de aula nos anos iniciais do ensino fundamental por meio de obras de teor literário e cultural africano apropriado à faixa etária, que apresentem condições de compreensão aos alunos abordando a questão racial. Análise de relato referente a uma experiência já realizada aplicada em escolas públicas de nível fundamental e médio de diferentes estados, situadas na região norte do país, com a amostra de procedimentos aplicáveis no ensino em questão. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Lei 10.639/03 | pt_BR |
| dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
| dc.title | O ensino da cultura afro-brasileira para os anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
| dc.title.alternative | Teaching afro-brazilian culture in the first years of elementary school | pt_BR |
| dc.type | Article | pt_BR |