Abstract:
Por meio das experiências realizadas durante os estágios supervisionados, notamos que é comum parte dos adolescentes não participarem das aulas de Educação Física, ou seja, muitos preferem aproveitar essas aulas para ficarem sentados nas arquibancadas ou em qualquer outro espaço da escola. A presente pesquisa tem como objetivos elencar os motivos que levam os alunos do Ensino Médio a não participarem das aulas de Educação Física, e verificar os fatores de desinteresse apontados pelos adolescentes de ambos os sexos, comparando as opiniões apresentadas pelas meninas e pelos meninos. Participaram do estudo 57 alunos do Ensino Médio. Foi utilizado um questionário composto por 09 perguntas fechadas. Os resultados mostraram que os meninos participam mais das aulas que as meninas. E o principal fator de desinteresse abordado por ambos os sexos está relacionado a não diversificação dos conteúdos. Acreditamos que é muito importante que seja oferecida uma ampla gama de atividades aos alunos, para além dos esportes tradicionais. Essa atitude promoverá a inserção e a participação de um maior número de alunos nas aulas de Educação Física.