| dc.contributor.advisor | METZNER, Andreia Cristina | |
| dc.contributor.author | SOARES, Gláucia Cabral de Araújo | |
| dc.date.accessioned | 2019-02-04T22:30:02Z | |
| dc.date.available | 2019-02-04T22:30:02Z | |
| dc.date.issued | 2016-12 | |
| dc.identifier.issn | 2317-0603 | |
| dc.identifier.uri | http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/254 | |
| dc.description | Artigo cientifico apresentado ao curso de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Os jogos e as brincadeiras são a essência da criança, e utilizá-los como ferramentas no cotidiano escolar possibilita a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento infantil. Assim, a presente pesquisa teve como objetivos verificar os níveis de alfabetização que as crianças se encontram; elaborar e ministrar atividades lúdicas de alfabetização e; averiguar a influência das atividades no aprendizado dos alunos. Participaram do estudo 19 do período da manhã e 20 alunos do período da tarde. O instrumento metodológico utilizado foi a aplicação de uma avaliação realizada em dois momentos distintos, pré e pós-intervenção, para identificar os níveis de alfabetização que os alunos se encontram, e a elaboração e aplicação de 16 aulas de Educação Física. Os resultados mostram que 13 alunos do grupo intervenção e 06 alunos do grupo controle atingiram o nível alfabético. Dessa forma, podemos dizer que o Grupo Intervenção teve um aumento significativo em relação ao processo de alfabetização. Assim, acreditamos que a Educação Física estará suprindo as necessidades das crianças, bem como, estará favorecendo a aprendizagem de forma lúdica e eficaz, tornando os conteúdos escolares mais dinâmicos e prazerosos. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
| dc.subject | Educação física | pt_BR |
| dc.subject | Jogos e brincadeiras | pt_BR |
| dc.title | A importância do lúdico na alfabetização das crianças | pt_BR |
| dc.title.alternative | The importance of ludic in literacy in children | pt_BR |
| dc.type | Article | pt_BR |