| dc.contributor.advisor | SANTOS, Rodrigo dos | |
| dc.contributor.author | MACHADO, Daiana Aparecida | |
| dc.date.accessioned | 2019-02-18T18:49:02Z | |
| dc.date.available | 2019-02-18T18:49:02Z | |
| dc.date.issued | 2017-04 | |
| dc.identifier.issn | 2357-9358 | |
| dc.identifier.uri | http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/326 | |
| dc.description | Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este trabalho analisa a violência simbólica em relação à negritude na educação para a melhoria do desempenho escolar, em virtude da conscientização e importância do negro para nosso País. A violência em relação à negritude é observada a partir do seu campo simbólico, onde uma classe dominante estabelece dominação. Este trabalho afirma que todo ato pedagógico é um ato de violência simbólica legitimada pelas instituições escolares, que tendem a aceitar a cultura dominante. A cultura dominante brasileira ainda aceita a existência de comportamentos excludentes contra negros, considerando-os dentro da normalidade das relações sociais. Nas escolas, estes comportamentos racistas se manifestam, principalmente, no campo simbólico através de gestos, condutas, agressões verbais hostis. O compromisso com a melhoria do desempenho escolar está diretamente ligado ao combate ao racismo e à diversidade cultural e ao cumprimento da Lei 10.639/2003. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Poder simbólico | pt_BR |
| dc.subject | Negritude | pt_BR |
| dc.title | Violência simbólica, negritude e rendimento escolar | pt_BR |
| dc.type | Article | pt_BR |