| dc.contributor.advisor | TEIXEIRA-ARROYO, Claudia | |
| dc.contributor.author | FACCIO, Giovana Maria Campanelli | |
| dc.date.accessioned | 2019-06-22T13:46:00Z | |
| dc.date.available | 2019-06-22T13:46:00Z | |
| dc.date.issued | 2013-12 | |
| dc.identifier.issn | 2317-0603 | |
| dc.identifier.uri | http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/387 | |
| dc.description | Artigo científico apresentado ao curso de Educação Física do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. | pt_BR | 
| dc.description.abstract | O objetivo deste estudo foi verificar o efeito de três diferentes metodologias de ensino da natação, na psicomotricidade e no aprendizado das habilidades motoras em meio aquático em crianças de 4 a 7 anos. Participaram do estudo 18 crianças (4 a 7 anos), distribuídas em 3 grupos: Grupo técnico-(GT), Grupo técnico psicomotor-(GTP) e Grupo lúdico psicomotor-(GLP). Para a coleta de dados foram utilizados: Bateria de avaliação psicomotora de Rosa Neto e um Protocolo de avaliação de habilidades aquáticas. Inicialmente todos os participantes foram avaliados em relação às habilidades psicomotoras e as habilidades motoras em meio aquático. Em seguida iniciou-se a intervenção específica de cada grupo. Ao todo foram 16 semanas de intervenção, com 2 sessões semanais de 45 minutos cada. Todos os grupos melhoraram significativamente os aspectos psicomotores e as habilidades motoras em meio aquático. Antes da intervenção 100% dos participantes apresentou idade motora inferior a idade cronológica. Entretanto, após a intervenção 100% do GLP passou a apresentar idade motora superior à idade cronológica, enquanto no GTP 50% permaneceram com idade inferior e 50% passaram para idade superior e no GT 100% ainda se mantiveram com a idade motora inferior à cronológica. Pode-se concluir que as três metodologias aplicadas foram eficientes em melhorar a psicomotricidade e as habilidades aquáticas das crianças. | pt_BR | 
| dc.language.iso | pt-BR | pt_BR | 
| dc.subject | Aprendizagem motora | pt_BR | 
| dc.subject | Psicomotricidade | pt_BR | 
| dc.subject | Natação lúdica | pt_BR | 
| dc.title | O efeito de diferentes metodologias de ensino da natação na psicomotricidade e na aprendizagem motora em crianças de 4 a 7 anos | pt_BR | 
| dc.type | Article | pt_BR |