| dc.contributor.advisor | TONIOSSO, José Pedro | |
| dc.contributor.author | FERREIRA, Camila Cristina Archioli | |
| dc.date.accessioned | 2019-06-27T22:40:00Z | |
| dc.date.available | 2019-06-27T22:40:00Z | |
| dc.date.issued | 2016-04 | |
| dc.identifier.issn | 2357-9358 | |
| dc.identifier.uri | http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/444 | |
| dc.description | Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este trabalho analisa as principais reformas educacionais ocorridas no Brasil entre o final do século XIX e início do século XX, com destaque às iniciativas desenvolvidas no estado de São Paulo e que resultaram em um processo de racionalização e padronização por meio da criação dos Grupos Escolares. Nesta perspectiva, a pesquisa se fundamentou em revisão de literatura e análise documental com o objetivo de identificar a relação existente entre a implementação da referida proposta no estado de São Paulo e especificamente a fundação do Primeiro Grupo Escolar do município de Bebedouro, no interior do estado. A observação de aspectos como concepção arquitetônica, perfil do diretor, exercício do magistério e características do corpo discente permitem identificar a importância da criação da referida escola para a sociedade local em um momento de franco desenvolvimento econômico, o qual exigia um novo perfil profissional, no qual a escolaridade era considerada cada vez mais necessária. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
| dc.subject | Grupo escolar | pt_BR |
| dc.subject | Ensino primário | pt_BR |
| dc.subject | Bebedouro | pt_BR |
| dc.title | Ensino primário, ideário republicano e a criação do primeiro grupo escolar de Bebedouro | pt_BR |
| dc.type | Article | pt_BR |