| dc.contributor.advisor | TOMÁS, Débora Nogueira | |
| dc.contributor.author | EMILIANO, Joyce Monteiro | |
| dc.date.accessioned | 2019-06-28T00:44:36Z | |
| dc.date.available | 2019-06-28T00:44:36Z | |
| dc.date.issued | 2015-04 | |
| dc.identifier.issn | 2357-9358 | |
| dc.identifier.uri | http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/456 | |
| dc.description | Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este trabalho analisa o processo ensino-aprendizagem e desenvolvimento a partir do conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, tendo como referencial teórico os estudos de Vigotski e a psicologia histórico-cultural. Após constatação da importância do papel mediador do professor no desenvolvimento do educando são apontados aspectos afetivos na relação professor-aluno-objeto. Nesse sentido pretende-se mostrar a relevância desta teoria para o saber docente, norteando a prática do professor e contribuindo para sua formação continuada. Como considerações, pode-se perceber que os pressupostos vigotskianos oferecem ao docente meios de potencializar suas ações e proporcionar aprendizagens significativas, visando o desenvolvimento global do aluno, isto porque o professor tem consciência do seu papel mediador e atua de modo crítico-reflexivo. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
| dc.subject | Vigotski | pt_BR |
| dc.subject | Afetividade | pt_BR |
| dc.subject | Desenvolvimento e aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Mediação | pt_BR |
| dc.title | Vigotski: a relação entre afetividade, desenvolvimento e aprendizagem e suas implicações na prática docente | pt_BR |
| dc.type | Article | pt_BR |