| dc.contributor.advisor | CAVALLINI, Ana Carolina | |
| dc.contributor.author | NASCIMENTO, Thais Rodrigues de Carvalho | |
| dc.date.accessioned | 2019-06-29T16:00:54Z | |
| dc.date.available | 2019-06-29T16:00:54Z | |
| dc.date.issued | 2017-10 | |
| dc.identifier.issn | 2595-6272 | |
| dc.identifier.uri | http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/494 | |
| dc.description | Artigo científico apresentado ao curso de Psicologia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. | pt_BR | 
| dc.description.abstract | Na atualidade os problemas de aprendizagem aparecem entre recorrentes dificuldades escolares que acomete diversas crianças. A partir dessa realidade o presente trabalho teve por objetivo compreender os problemas de aprendizagem à luz da teoria psicanalítica. A pesquisa foi baseada na leitura, no estudo e na revisão de publicações no meio eletrônico, bem como em acervo de livros os quais respaldaram a escrita do tema. A teoria psicanalítica entende os problemas de aprendizagem a partir de três perspectivas, todas considerando o problema como um sintoma: tal sintoma originado através da repressão e, portanto, inconsciente por sofrer uma castração do infante durante o desenvolvimento psicossexual; a criança como sintoma de um conjunto de fatores que envolvem seu ambiente familiar - condições afetivas, sociais e econômicas - e o sintoma como um mecanismo de defesa da criança para não entrar em contato com a angústia sentida. Diante dos conteúdos encontrados e do trabalho desenvolvido, acredita-se que a familiarização de educadores, familiares e interessados na temática com a psicanálise e sua forma de compreender os problemas de aprendizagem poderão estender o olhar acerca desse fenômeno que chegam às escolas, clínicas de psicologia e consultórios médicos, evitando que alunos sejam rotulados e medicalizados sem precisão. | pt_BR | 
| dc.language.iso | pt-BR | pt_BR | 
| dc.subject | Problemas de aprendizagem | pt_BR | 
| dc.subject | Psicanálise | pt_BR | 
| dc.subject | Sintoma | pt_BR | 
| dc.title | Os problemas de aprendizagem como um sintoma: um estudo na teoria psicanalítica | pt_BR | 
| dc.type | Article | pt_BR |