| dc.contributor.advisor | AMANCIO, Marcelo Augusto | |
| dc.contributor.author | PRIOLI, Breno Rodrigues | |
| dc.contributor.author | CARDOSO, Valdir Guilherme | |
| dc.date.accessioned | 2021-02-19T21:42:13Z | |
| dc.date.available | 2021-02-19T21:42:13Z | |
| dc.date.issued | 2020-12 | |
| dc.identifier.uri | http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/536 | |
| dc.description | Artigo científico apresentado ao curso de Engenharia Civil do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil | pt_BR | 
| dc.description.abstract | O planejamento do traçado geométrico de uma linha férrea é de extrema importância para a concepção de um projeto economicamente viável. Um dos pontos mais importantes a ser analisado dentro de um projeto geométrico são as curvas inseridas ao decorrer do trajeto, pois influenciam diretamente, tanto na vida útil do conjunto ferrovia-comboio, quanto no conforto dos passageiro e cargas. Portanto, esse artigo tem como intuito a elaboração de uma planilha de cálculo para a superelevação férrea de acordo com os parâmetros definidos na ABNT NBR 16810:2019. Ao final deste estudo constatou-se que o aumento da velocidade diretriz gera um aumento na superelevação prática, e consequentemente um aumento nos raios das curvas a serem adotadas. Conclui-se também, que apesar da norma instruir o engenheiro quanto ao equacionamento para a superelevação prática, ela não específica os coeficiente de segurança a serem utilizados em cada caso | pt_BR | 
| dc.language.iso | pt-BR | pt_BR | 
| dc.subject | Engenharia ferroviária | pt_BR | 
| dc.title | Dimensionamento de superelevação férrea para curvas circulares de acordo com a ABNT NBR 16810:2019 | pt_BR | 
| dc.type | Article | pt_BR |