| dc.contributor.advisor | METZNER, Andreia Cristina | |
| dc.contributor.author | BORBA, Adriana Aparecida | |
| dc.date.accessioned | 2021-03-02T16:48:33Z | |
| dc.date.available | 2021-03-02T16:48:33Z | |
| dc.date.issued | 2020-12 | |
| dc.identifier.uri | http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/572 | |
| dc.description | Artigo apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil | pt_BR |
| dc.description.abstract | O presente artigo teve como objetivo verificar como as atividades de movimento são desenvolvidas na Educação Infantil por profissionais de Educação Física e por Pedagogos. O método utilizado foi a pesquisa de campo. Participaram do estudo dois professores, sendo um licenciado em Pedagogia e um licenciado em Educação Física. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram um questionário composto por quatro questões e os registros de atividades semanais, referentes ao mês de julho, de cada participante. Os resultados mostraram que as ambas as professoras buscaram diversificar as atividades de movimentos e que elas compreendem que essas atividades contribuem para a formação integral das crianças; que a professora de Educação Física, diferente da Pedagoga, possui uma visão clara dos conteúdos ministrados e de seus objetivos; os materiais didáticos utilizados pela professora de Educação Física são mais diversificados. Conclui-se que a inserção do professor de Educação Física na Educação Infantil é importante devido à especificidade das atividades de movimento e os benefícios trazidos aos alunos quando estas são ministradas por esse profissional. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Educação física | pt_BR |
| dc.subject | Movimento (Fisiologia) | pt_BR |
| dc.title | Práticas de atividades de movimento na educação infantil: o trabalho realizado por profissionais de educação física e pedagogos | pt_BR |
| dc.type | Article | pt_BR |