Abstract:
A apropriação do sistema de escrita alfabética e a construção dos saberes em leitura e escrita ocorre por meio de um trabalho pedagógico contínuo, planejado e motivante, visando atender as necessidades de cada aluno. Sabe-se que a competência leitora e escrita é consolidada nos anos iniciais do Ensino Fundamental, mas é indispensável que o aluno durante suas vivências na Educação Infantil desenvolva habilidades preditoras da alfabetização, o que se torna possível por meio do trabalho com os campos de experiência. Assim, ressalta-se a importância da inserção das crianças no ambiente alfabetizador desde a primeira etapa da educação básica. Dentre tantas estratégias para estimular a futura aquisição da escrita, destaca-se o papel do desenho na Educação Infantil, dessa forma, esse estudo objetiva a análise da percepção de duas docentes da pré-escola, sobre a influência do desenho no desenvolvimento da competência leitora e escrita, considerando a análise da experiência prática. Dessa maneira, por meio da pesquisa de campo, foi possível compreender que o desenho é capaz de estimular os alunos a desenvolver suas habilidades motoras para manipular diferentes objetos e permitir a precisão dos traçados manuais; bem como, organizar e estimular algumas funções executivas, despertando a imaginação e consequentemente a criatividade, contribuindo assim para ampliação do repertório do sujeito através da livre expressão. O reconhecimento, diferenciação, comparação, percepção espacial e também habilidades socioemocionais, são habilidades contempladas com o uso das artes visuais e interferem diretamente na construção do sujeito alfabético. Sendo assim, o estudo foi constituído pela coleta de dados por meio de pesquisa de campo, composta por uma entrevista contendo 20 questões, sendo essa pautado no levantamento de dados sobre a formação acadêmica, as experiências no trabalho com a educação infantil (com exemplificações de práticas direcionadas que compõe a ação pedagógica) e as percepções no que diz respeito a relação entre o desenho como precursor da escrita na percepção das docentes. Os dados coletados foram analisados de forma reflexiva em paralelo com o referencial teórico e sistematizados posteriormente verificando a proposta de estudo.