| dc.description.abstract | A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, especialmente no que se refere a crianças de 0 a 3 anos, historicamente foi marcada por um modelo assistencialista, focando predominantemente no cuidar, sem uma real preocupação com o aspecto educativo. O presente trabalho tem como objetivo estudar e compreender a mudança de concepção da Educação Infantil, que, como primeira etapa da Educação Básica, era anteriormente considerada apenas assistencial, com as escolas funcionando como espaços onde os pais deixavam suas crianças enquanto trabalhavam. A partir de 2006, essa visão começou a ser transformada, especialmente com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e a introdução do binômio indissociável “Educar e Cuidar” na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que passaram a valorizar a importância do desenvolvimento integral das crianças. O trabalho de pesquisa trata-se de uma pesquisa de campo desenvolvida com professores e gestores da Educação Infantil, que atuam em uma escola pública localizada no interior do Estado de São Paulo. Para tanto, foi aplicado um questionário que aborda questões relevantes sobre o papel da Educação Infantil. Os dados coletados foram analisados e comparados para a formulação da visão dos participantes acerca da função da primeira etapa da educação básica. A partir da discussão realizada, concluiu-se que, embora o cuidar seja um conceito muito importante na Educação Infantil e que foi abordado por muito tempo ao longo de sua trajetória, há um reconhecimento crescente da importância do "educar" na visão dos docentes e dos gestores, junto as contribuições da BNCC, com a criação dos campos de experiência, com os objetivos de aprendizagem determinados e desenvolvimento específicos para cada faixa etária e a valorização das interações e brincadeiras; por isso a pesquisa comprovou que a Educação Infantil não se resume apenas ao cuidar, mas a combinação do cuidado e da educação e que essa alteração de concepção ocorreu gradativamente ao longo da história da educação brasileira. | pt_BR |