| dc.contributor.advisor | SILVA, Leandro Vitoriano da | |
| dc.contributor.author | SANTOS, Isadora Araujo Sousa dos | |
| dc.date.accessioned | 2025-07-08T21:18:25Z | |
| dc.date.available | 2025-07-08T21:18:25Z | |
| dc.date.issued | 2024 | |
| dc.identifier.uri | http://192.168.1.192:8888/xmlui/handle/123456789/679 | |
| dc.description.abstract | A participação das famílias nas decisões escolares é de extrema importância. Os pais ou responsáveis têm um papel central na formação dos alunos, assim como na escola, daí a necessidade destas duas instituições integrarem-se. A inserção da perspectiva dos responsáveis no ambiente escolar visa não apenas estreitar os laços, mas também contribuir para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. Embora a integração entre escola e família possa apresentar desafios, é essencial reconhecer o valor dessa colaboração para o desenvolvimento da escola, das famílias e principalmente dos estudantes. Este trabalho assume como objetivo o esforço de analisar as produções científicas sobre a participação da família na gestão escolar, utilizando-se para isso da metodologia do “Estado da Arte”ou “Estado do Conhecimento”. | pt_BR | 
| dc.language.iso | pt-BR | pt_BR | 
| dc.subject | Participação | pt_BR | 
| dc.subject | Gestão Escolar | pt_BR | 
| dc.subject | Família e escola | pt_BR | 
| dc.title | A participação das famílias na gestão escolar pública: o estado da arte | pt_BR | 
| dc.title.alternative | The participation of families in public school management: the state of the art | pt_BR |